História do Rapozama


A ATOR (Associação Torcida Organizada Rapozama) foi fundada em setembro de 2003 por um grupo de amigos Cruzeirenses, na cidade de Congonhas- MG, aonde funcionava a antiga sede Pizzaria Passatempo (ainda no bairro da Praia), que hoje se localiza na Avenida JK, nº 255 no Bairro Centro. Durante certo período, esses grupos de amigos realizaram diversas reuniões até ser definido que iriam formar uma Torcida organizada.

Antes de oficializar a ATOR, foram feitas visitas no CT do Cruzeiro para que os membros do Rapozama recebessem orientações sobre quais seriam seus direitos, deveres e privilégios junto ao Cruzeiro Esporte Clube. E em uma destas reuniões a Associação foi devidamente registrada.

Nesse mesmo ano a campanha do time celeste era muito boa (2003 o Cruzeiro ganhou quase tudo que disputou – Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro), e a TV Alterosa por meio do programa Alterosa Esportes realizou uma enquete para eleger no nome do mascote do time, entre tantos nomes citados, o nome Rapozama ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o Raposão (nome oficial).

Numa grande demonstração de amor ao time cada integrante colaborou com uma pequena ajuda de custo para serem confeccionadas camisas e outras coisas relacionadas á torcida. Em pouco tempo o número de torcedores associados cresceu tanto que foi criado o Bloco Rapozama, onde todos os anos, no carnaval, o bloco sai pelas ruas vangloriando os feitos do Cruzeiro. ATOR, 8 anos de amor á camisa e respeito á sociedade.

Durante esses 8 anos a existência a ATOR mandou ver e fez a diferença na cidade. Criou diversos projetos sociais, onde através a música, esporte, dança, teatro e artesanato possibilitaram “e” possibilita a muitos Congonhenses a ficar longe das drogas, além de poderem conquistar suas autonomias financeiras. Além de ensinar com aulas físicas, a ATOR dá aula também no quesito cidadania, sempre durante esses anos o Rapozama esteve tampando as feriadas ou lacunas existentes na cidade, onde criou diversos projetos de ajuda, e teve o apoio em massa dos moradores de Congonhas, entre eles podemos citar o “Natal sem fome”, “o agasalhe um amigo”, Ajuda as famílias carentes da cidade e mais recentemente o Gol Solidário, que em parceria com o Consórcio Nacional Volkswagem arrecadou e doou para um família carente de Congonhas o valor de R$ 8.700,00.

A ATOR é assim, união com todos aqueles que desejam um sociedade melhor e mais unida. Assim como no futebol que une todos, independente de raça, religião, opção sexual e etc, a ATOR possui os mesmo ideais, o futebol abrange um todo em muda os conceitos de mundo, já a ATOR se sente satisfeita por usar o maior e mais importante esporte do mundo para dissipar o amor e o carinho independente das condições pessoais ou escolhas culturais de cada um.

ATOR amor ao futebol e a todos, em prol da uma sociedade mais feliz e em paz.